domingo, 26 de fevereiro de 2012

..o próprio universo no centro do umbigo.

Já disse algumas vezes por aqui e em outros lugares e provavelmente em algumas conversas filosoficas que possa ter tido com algumas pessoas no decorrer dos anos que se passaram. É um tema até interessante e de certa forma posso ser taxado como pessimista talvez, mas é a pura verdade se se analisar corretamente. E se você chegar à mesma conclusão que eu, terá sido para sanar uma dúvida e se sentir bem em adquirir conhecimento. Ou se discorda e consiga argumento plausível para me questionar, o fará para a mesma coisa, se sentir bem.
Tudo que algum ser humano faz (não me atrevo a falar que toda criatura, mas talvez chegue a esse nivel) é simplesmente para se sentir bem, não existe coisa tal como "altruísmo".
Á mas e aquelas ações que as pessoas fazem pensando em outras e ate se machucando sentimentalmente para que outras, seus amigos ou o que forem, possam ter o que se acha ser o certo ou o melhor?
E quando se machuca fisicamente? E quando se machuca de ambas as formas?
Sacrifícios são coisas altruistas pois, muitas vezes, não se busca ou recebe nada em troca. Como tais açoes podem então, nao serem taxadas de altruístas?
Bem meu paciente e caro leitor, pensemos:
O que rege nossa vontade? Não seria as ações que julgamos nos fazer bem?
Daí pode-se tirar a conclusão final de tudo, mas vou delongar mais um pouco.
Alguém que demonstra ser egoísta e/ou mercenário em tdo o que faz, é uma pessoa ruim, digamos, pois pensar apenas em si para se obter as coisas é mal visto por muitos da sociedade.
Egoísmo sim é algo bem 'maléfico', pois faz com que se queira tudo para si não podendo nem repartir algo com ninguem. Mas egoístas se mostram, assim como as pessoas más, se sabe que elas não são confiáveis, são falhas e que não medem esforços para fazer crueldades e pensarão primeiro em si sempre.
Mas parem para analisar o oposto delas. Pessoas boas são as que se deve preocupar, afinal, nunca se sabe quando se darão o privilégio de adotarem ações ruins. As pessoas ruins, pelo contrario, não se pode esperar ações boas, mas quando o fazem, além de muita desconfiança, são extremamente valorizadas essas ações.
Retornando o ponto principal do texto, agora, pensem em todos e os motivos que os fazem tomar as decisões que nos fazem os julgarem por pessoas boas ou más.
Qual é tal motivo?
Apenas se sentir bem.
Não importa que você seja um Maluf que enfia dinheiro na cueca ou que seja a Madre Tereza... no fim, tudo que se faz é para se estar bem consigo e com o resto. Paz em espirito e conciencia, que seja por comprar um carro de luxo com dinheiro de escolas ou por doar todo dinheiro para uma instituição de caridade.
No fim de tudo, você fez qualquer coisa, ou todas as coisas, para si e nada para um segundo (quanto mais por um terceiro).
O ser humano é podre a um nível enigmático, mas ao menos se fazem máscaras e criaram conceitos para que sua face nua e fétida nunca seja vista ou sentida. Mas algumas pessoas olham no espelho e sabem o que veem.
Podem discordar ou me chamarem de idiota, mas esta é uma das minhas Verdades que desenvolvi ao longo de todo me tempo de vida. Se acha que estou errado, que bom, continue assim pois será mais feliz do que muitas pessoas. Caso concorde comigo, bem, meus pêsames e tomara que consiga seguir direito.
As Verdades sempre são aterradoras, e eu decifrei algumas in/felismente. Mas sigo, ainda buscando outras se for o caso, afinal, nunca se sabe demais e quem sabe muitas, ou todas, das Verdades não são mudadas quando eu desvende outras?
Bem, divergencias de assunto demais por vários fatores.. mas creio que a mensagem está dada.
...caso não entenda, bem, ao menos lhe agradeço por ler até este final.

2 comentários:

  1. Cara, to muito na dúvida se concordo ou não contigo...
    E também não sei se pode estender para outros seres alem dos humanos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ao meu ver, toda criatura faz suas ações com base na sua propria satisfação. mesmo pensando "se eu fizer isso vou me ferrar", no fim, o fez para ter a conciencia limpa.

      Excluir