domingo, 19 de fevereiro de 2012

Amor, casamento e pensamentos

como um romantico assumido, um amante à moda antiga, filosofo, poéta, escritor e um guerreiro da verdade e do verdadeiro sentimento (esses titulos soaram bem idiotas, nerds e sei la o que mais.. mas se encaixam bem no que eu irei falar, ou não.) eu venho deixar minhas sinceras e, que tentam ser, sábias palávras.

Primeiro sobre a instituição do casamento: o que é isto?
Um documento que prova que ambos se dão total exclusividade e que se essa for quebrada, se obtem metade dos bens que o casal adquriu durante esse percurso juntos (com traição ou nao, antes da que fora descoberta). Para mim é apenas isso..
Tá, também é uma celebraçao da uniao de duas pessoas que sentem algo bem forte entre elas, que o sexo é bom e ambas se acham atraentes o suficiente para conseguirem acordar cedo e ver aquela cara toda enrrugada e inchada pelo resto de suas vidas (ate que o cansaço os separe..).
Não que eu diga que não se deve casar ou que eu não vá me casar. Eu quero sim, e muito, me casar um dia. E tenho ate umas coisas em mente e alguns planos para o dia, que será uma das festas e cerimônias mais inesquecíveis da vida de muitas pessoas, mas.. é apenas isso.
Não acho nescessario se casar para se declarar para outra pessoa.. casamento é uma invenção do mercado, assim como vários outros dias de comemorações que se gasta grana e mais grana para ser o 'dia perfeito' e se festejar.. para mim, o verdadeiro casamento apenas ocorre quando você olha para o lado e ve alguém que.. não te importe mais nada. Que seus problemas não sejam nada, pois ela está ali com vc.. que suas dúvidas podem ser sanadas ou você pode contar com uma pessoa que conte com você também.. tirando amigos, parentes e afins, aquela pessoa em particular te põe em um patamar de confiança acima de tudo e faz com que qualquer inferno que você esteja passando seja suportável ou até superável. Esse sim para mim é o verdadeiro casamento.

Agora dissertarei sobre "sentimento", o 'Amor':
Bem, sim, o amor é apenas um extremamente forte sentimento que se tem por alguem, chegando a beirar a própria obcessão.. mas eu já vejo diferente disto. Não vejo como um sentimento próprio, que se tem prazer em estar com alguém. Eu já o vejo como uma "sentença". E antes que me apedrejem, não digo sentença como algo ruim, ao contrário, para mim o amor verdadeiro é aquele que te faz querer ver a pessoa amada bem, feliz, com quem quer que ela esteja. Que te faz querer ajudar e fazer o bem desta pessoa, ser o "veículo" de felicidade para ela, sem ter intenção alguma de algum retorno, tanto afetivo físicamente quanto emocionalmente ou quaisquer 'recompensas' que se possa obter. Não, sua ação é livre de qualquer interesse.. (na verdade o interesse é te deixar bem, pois você fez a pessoa se sentir bem tambem.. o ser humano é uma coisa egóista que nunca faz uma ação totalmente altruísta, pois no final, sempre se faz algo para se sentir bem. Mas isto é um assunto para outra hora, caso queiram conversar sobre ou algum outro post que fizer).. e daí que vem o sentimento, de algo trabalhado, onde se tem de ceder em ambas as partes, nunca em mão única. Claro que em filmes, em desenhos, livros e coisas da ficção, é aquela coisa que acontece por acaso, que sempre da certo e tudo mais. Mas aquilo foi escrito por alguem que quer vender sua história. E nada como algo que seja fácil, bonito, "mágico" e que não acontece de verdade na cruel vida que todos estamos para se ter uma venda bem sucedida. Podem existir alguns casos sim, do amor estilo filme, mas o filme acaba quando o mocinho está com a mocinha. Não mostram os dias difíceis que passam, as brigas, as discordâncias, as raivas, o trabalho, as contas.. nunca se mostra a vida real ou a parte ruim da vida, apenas a parte boa em que o sentimento acontece.
Por isto e outras coisas eu digo: o amor fictício pode ocorrer sim, mas o verdadeiro amor, ou o verdadeiro desafio, está na vontade de não desistir da pessoa pelos seus defeitos, mas sim na persistencia em tentar aceitar e ajudar o outro com seus problemas.

E quanto ao fato de que o mundo está "piorando", como costumam dizer, não creio que esteja realmente acontecendo tão gravimente assim.. as coisas apenas estão aflorando e mostrando a verdadeira personalidade das pessoas.. já disseram "Antigamente casava-se para formar uma família" sim, é verdade, mas antigamente casava-se mininas de 14 anos com pretendentes pré-escolhido pelos páis.. não digo que não tivesse mais sentimento antigamente, mas.. se formos realmente desvendar todo esse romance e "conto de fadas" encararemos uma verdade não muito boa.. como quase todas as verdades são.

mas no mais..

uma das coisas mais sábias que eu ouvi em minha vida são estas palavras:
"o difícil não é se conquistar mil mulheres, e sim, se conquistar uma mulher mil vezes."
justmy2cents...

Nenhum comentário:

Postar um comentário