sábado, 28 de janeiro de 2012

Persistencia (texto antigo por causa do horario)

este texto completa 7 anos neste ano.. julgo ser um bom texto para se pensar em varias coisas sobre a vida.
'Persistência. Ato bom.. um bom e velho ditado "Persistir sempre desistir jamais" é.
Realmente... sempre persistir, nunca desistir, não importa o que... com persistencia se atinge a perfeição. Persistindo que se consegue tudo que quer. Se você não atingiu o objetivo é por que não persistiu o suficiente e, se persistisse, o atingiria.

Mas, será mesmo?
Será que tudo isso o que passamos e enfrentamos, a persistencia seria a chave da vitória? A porta da conquista?
Será que a persistencia não tem limites a ponto de que se você tentar infintamente, você atinge o objetivo não importa quanto tempo leve? Será mesmo? Será que esta regra se aplica a tudo? Será mesmo que nada, NADA, é impossível? Claro, dentro dos limites e capacidades humanas e óbvias, sem mencionar as lógicas.
Mas, o que é o lógico? O que é o óbvio? Seria aquilo que
se tem 100% de certeza que irá acontecer? Ou uma grande porcentagem?
Só há uma coisa que é certa nessa vida, e ate mesmo desta eu duvido, todos iremos morrer. A morte é a única coisa que não se pode escapar. Isto é o certo, nada mais.
O ser humano chega a ser tão peculiar e diferente, que nem o lógico ou óbvio são o certo.
Uma maleta cheia de dinheiro muitos pegariam. Seria o logico se estivessem entregando, a dando para você e seria o óbvio você aceitar e começar a pensar no que gastar.
Mas nem todos o fariam, por menor e mais remota que esta alternativa seja, ela ainda é válida.
Então a lógica é o que? Seria o "certo" de acordo com a sociedade?
Então é errado negar a maleta de dinheiro apenas por que é dinheiro?
E se fosse uma maleta de explosivos? De drogas? Até mesmo de merda?
O que define tudo isso?
Conceitos antigos que viemos seguindo desde que alguem la no passado disse e ninguem questionou? E essa é a verdade. Tudo gira em torno disto: conceitos antigos que não foram questionados o suficiente para serem modificados, ou anulados. A persistencia dos vencedores conseguiu prevalecer! Mas... e ou outros? Eles não persistiram o suficiente para conseguir as outras opiniões...? Não foram persistentes o bastante para que valecem o que eles achavam estar certo.
O verde não conseguiu ser chamado de laranja, o vermelho venceu o preto, quatro não era convincente chamado de cinco, para cima nao era bom o suficiente para ser chamado de diagonal... sim, é estranho mexer nestes conceitos que aprendemos com o básico da vida ao imaginármos como seria. Pensamos que seria uma confusão, seria estranho. Mas peguem alguem que não teve nossa educação, alguem que não aprendeu isto como "nós" e ensine da maneira "errada". Deixe assim e o que vai acontecer? Nosso "certo" para ele vai se tornar "errado" e por que? Porque tudo gira em torno dos conceitos.. se persistirmos, mudamos o mundo. Assim o amarelo vai passar a ser branco, o dez será zero, casa pode mudar para túmulo. Qualquer coisa pode mudar seu significado e o antigo será, ou esquecido, ou taxado de "estranho" pelas próximas gerações que por sua vez podem também mudar como bem entenderem e se persistirem.

Agora vem a pergunta que é o motivo de tudo: pra que fazer isso?
Pra que mudar?
Pra que persistir?
São várias análizes. Ver o que se ganha, o que se perde e a utilidade do ato... se coloca na balança e se valer o esforço, provavelmente será feito, não é lógico? Lógico? Será que é lógico mesmo?
O conceito de lógica... é lógico persistir em algo que você quer muito, que você almeja mais do que qualquer coisa. Nunca desistir do seu sonho, da sua vontade, da sua escolha, do que você quer mesmo. Mas será que é isso que você quer mesmo? Não estaria arriscando e apostando muito alto? Existem outras possibilidades e chances. Provavelemente existirão outros tempos e pessoas, não são as únicas nem ultimas que se passarão.
Mas, não é a lógica persistir no que se quer de verdade? Não se deve lutar por aquilo que se almeja? Dizem ser bobagens, tentam me convencer de que estou idealizando demais, que estou apostando no número que já perdeu... mas será mesmo? Eu nunca persisti em nada assim em toda minha vida, nunca almejei tanto. Por que eu devo desistir disto? Por que a única coisa que eu realmente parei e pensei que era o que eu queria deve ser a única que eu devo deixar de lado? Por que é humano? Por que é a lógica? Por que é o óbvio que eu não vou conseguir?
Mas o que é o óbvio? O que é a lógica?
Não eram as coisas com uma grande porcentagem de se acontecer?
Mas não sendo 100% de chance de ser o certo, quer dizer que ainda há chances contrárias! Não era lógico persistir pelo que se quer? Então por que é lógico eu desistir do que almejo?
É óbvio que eu estou jogando no errado, apenas por ser óbvio que eu não vou ter?
Mas a persistencia não leva a perfeição? Não é persistindo que se alcança qualquer objetivo?
Por que devo desistir? Apenas porque sofro? Mas não foi dito que "O sofrimento é o caminho da vitória"?
Devo parar apenas por sofrer? Devo desistir de continuar apenas para cessar a dor?
A dor que me lembra ser ainda humano?
Persistir ou desistir, o que escolher?
Ou melhor pergunta: por que eu quero e devo continuar?

Kuuhaku. 28/05/2005 (revisado 28/01/2012)
uma reflexão sobre a vida e acontecimentos... '

um pouco infantil pois apenas tinha 19 anos quando escrevi e passava por conturbações sentimentais.
mesmo assim há bastante coisa a se refletir, julgo.
bom, esta publicação acaba aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário