Esse é um assunto muito recorrente em qualquer lugar, o quanto de mentira se absorve, se acredita ou se percebe por ai. Ou simplesmente a hipocrisia de várias pessoas.
Não vou dizer que não, mas eu minto. Muito e até muito. Afinal, a mentira faz parte da vida e é necessária para se viver bem com todos. Mas meu "muito" pode ser ate pouco para muitos ai..
Vejam bem, não confundam mentira com omissão. Omitir algo nunca vai significar que você mentiu sobre o assunto, apenas que não comentou ou o deixou explicito para ser visto, tendo ou não sido questionado pelo mesmo.
A omissão é mais usada que a mentira, por ser uma maneira não prejudicial a quem omite. Veja bem, se alguém ficar bravo com você se você não contou algo para esta pessoa (vide se o que você não contou fora alguma deslealdade) o problema é exclusivamente dela, afinal, desde quando devemos contar tudo para todos?
O código da amizade? Há coisas melhor com poucos sabendo..
O namoro? A mesma resposta que a de cima..
Casamento? Mesmo se o casamento estiver sendo igual os de filme, há coisas que realmente não devem ser mencionadas novamente.
A mentira ainda é necessaria mesmo com a omissão, pelo fato de que as pessoas ainda ficam ofendidas se você não responder algo que
lhe foi perguntado ou simplesmente pela verdade. Vide quase todas as mulheres, quando perguntam se estão feias, quando estão, se você disser sim, bem... sua conta e risco.
Mas não prego a mentira.. muitas vezes eu digo "sim", mesmo se no caso que citei à cima. Não me importo... posso ser taxado de "cruel" ou o que for, mas prefiro muitas vezes a honestidade e busco sempre ser sincero, afinal, de que adianta mentir sobre a coisa? (ja assistiram Menina de Ouro [Million Dollar Baby] com o mestre Clint Eastwood? Eu me identifico MUITO com o personagem dele no filme.)
Bem, claro que há casos e casos, como exemplo se eu souber que a pessoa que pergunta se magoará demasiadamente e/ou tenho interesse nela.. daí, posso maneirar na resposta, mas quase certeza de que ainda sim direi algo próximo (ou se resumido) ao "sim, está feia.".
E a hipocrisia? Bem, esta pode ser taxada de uma mentira piorada, em vários (quase todos) os casos.. pois além da pessoa estar mentindo em não fazer tal coisa ela ainda critica/condena, mesmo fazendo também.
Mas na minha visão simples, e como me foi apresentada a palavra "hipocrisia", já que é 'falar algo e não o fazer' ou o oposto 'falar que não faz e fazer' eu acho que exista a hipocrisia boa, a qual eu creio que pratico.
Bem, quando você tenta de todas as maneiras animar alguém por, e com, vários motivos e atos, dizendo que tudo vai dar certo no final que é para a pessoa se acalmar e acreditar nisso, mas você mesmo não acredita em tudo o que faz/diz.. isto não seria uma hipocrisia?
E bem, se foi para um bom motivo e para ajudar alguém, não faria isto uma hipocrisia boa?
Então..
bem, apresentei os fatos e dissertei sobre os 3 pontos que achei que seriam os principais, agora vem o que eu realmente queria escrever:
assistindo 102 Dalmatas hoje na televisão pensei numa coisa bem... digamos... "engraçada".
A vilã Cruela Cruel é crucificada por querer fazer casacos de pele de cachorros.
Tá certo que eu não aprovo casacos de pele algum, mas comecei a divagar sobre o tal "consumo" dos animais.. na China é comum se comer carne de cachorro (se não me engano) e ja vi muitas pessoas bravejarem contra esse ato.. mas... qual o problema?
"Á o cachorro é doméstico.." esta seria o único argumento que se poderia usar, pois cachorro é tão animal quanto um pato ou vaca, logo, mesmo me parecendo muito bizarro por simplesmente não estar acostumado com isso em minha cultura, eu acho que se poderia utilizar cachorros para alimento e/ou vestimenta sim, já que aprovo isso com o gado.
Não sejamos hipóscritas ruins. Que abram seus olhos!
Apenas porque não se está acostumado com tal tipo de animal sendo utilizado como outra coisa além de compania, não quer dizer que eles não possam ter outros "destinos".
Posso parecer extremamente perverso ao falar isso, mas sinceramente, os perversos são vocês que esquecem que todos são animais e ponto final. O cavalo, o boi, a vaca, o pato, o porco.. todos eles podem ser domésticos também. Todos eles possuem sistema nervoso e, pasmem, sentimentos! Afinal possuem cerebros. Alguns mais desenvolvidos que outros, mas qual o julgamento aqui?
Sei lá.. sinto que me perdi novamente. Queria fazer um texto apelativo e fiz algo com 3 etapas que não foi muito bem o esperado. Mas eu acho que a ideia, a semente da coisa, está contida aqui e se você leu até aqui, alem de lhe agradecer rogo para que esta tal semente tenha sido plantada em seus pensamentos e que você consiga me entender.
Não estou fazendo apologia ou defendendo quaiquer maus-tratos ou consumismo (em excesso ou não) de animais.. mas quero tentar abrir os olhos para menos "definições dogmáticas imbecís" que a sociedade tem.
Ou simplesmente quero escrever.
Estou me sentindo insatisfeito com este texto, mas o manterei..
Bem.. talvez eu comece a exercitar mais a criatividade do que a filosofia aqui.. parece que estou fazendo menos sentido e com mais linhas de pensamentos por assunto (isso é ruim, pois nao há foco) do que antigamente...
bem, agora sim o fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário