sábado, 10 de março de 2012

olhe, absorva e reproduza

..tudo é uma copia, de uma cópia, de uma cópia..
Não, não me refiro à insonia, quanto menos a Clube da Luta.
O mundo é apenas uma vida de cópias que todos fazem de algo ou alguem para se tornarem únicos.
O inicio dos tempos que foi a época de criação, principalmente que a informação não era tão instantanea e acessivel como nos tempos atuais, por isso a criação pura era mais comum. Mas mesmo assim, duvido que o que se criava ja nao era copia das coisas que se viu, experimentou, existenciou, ignorou.
Não digo que não existam mais criações puras, mas elas são raríssimas. Isso se é que existem. Não disse ainda que não existem, apenas que duvido um pouco.
Mesmo filmes originais, roteiros, textos, histórias, desenhos, músicas... tudo, na verdade, é criado com base na experiencia do criador. De certa forma, isso é uma cópia do que se viveu.. então, não é criação pura.
Será mesmo que existiu alguma criação pura na historia da existencia?
As vezes não. Desdos primordios tudo que se faz é um reflexo daquilo que já exista.
E o principio de tudo? Bem, após alguem conseguir definir com a certeza inabalavel como ocorreu e quando, talvez possamos tentar concluir.
Mas ao menos, mesmo se criando em cima das noções das outras coisas que temos, ao menos tentamos ser originais. Originais na medida em que a nossa cópia seja a fusão de certas coisas que ninguem ainda fundiu, ou que não se sabe que foi fundido, para criar uma "nova".
E mesmo assim cada pessoa tem a sua maneira de ver as coisas, então, tecnicamente, cada experiencia também é nova, mesmo sendo uma cópia exata.
Cada pessoa é unica, mas essa "uniqueza" de cada um é feita de sua personalidade, que é moldada com base em poucos por cento de sua biologia e a maior parte em seu meio, suas companias, seus entendimentos de tudo aquilo que passa a sua volta.
Então poderia se dizer que até as personalidades são cópias.
Claro.
Eu mesmo admito que meu jeito de ser foi absorvido de todas as pessoas que passaram em minha vida e que eu ao menos chegei a conversar.
Ja me disseram que eu pego o lado bom de cada um e reprimo a parte "má", me sacrificando muitas vezes. Então já é certo e visível que sou uma cópia.
Mas mesmo sendo perceptivel, ainda sim, sou unico e não há quem se compare a mim, não que eu conheça.
Então, eis a grande pergunta e, de certa forma, motivo deste texto:
Por que ainda há pessoas que não conseguem formar uma personalidade?
Como alguém pode ser estúpido o suficiente para não conseguir se definir no meio de tanta copia assim? Não conseguir colocar sua "marca" ou jeito nos modos, para que alguem pense "nossa, isso é a cara de Fulano".. como é possivel?
Até as pessoas burras ou "especais" conseguem. Já conversei com pessoas assim e cosengui perceber presença, conteúdo.
Esse mundo realmente é muito intrigante.
Intrigante pelo simples fato de nesse meu próprio texto estar a resposta para a pergunta.
As pessoas que não tem personalidade, essa é a personalidade delas.
Se para sua formação você assimila as coisas e passa a demonstrar da sua maneira, o jeito que você sabe ou acha melhor, então as pessoas que simplesmente reproduzem exatamente igual como 'aprenderam' também tem uma "marca" nas coisas que fazem.
O jeito delas é repetir. Simples assim, sem modificar.
Esta é a beleza e tristeza de se pensar equilibradamente, entendendo todos os fatores islados e comparados das coisas. Se você parar para tentar fragmentar cada pensamento, cada ação, cada escolha, pessoa.. cada coisa que se exista e conseguir ver as duas faces de tudo, você consegue entender cada questao e equilibrar cada dúvida.
Exatamente como esta ultima parte de meu texto, algo completamente louco e de primeiramente confuso. Mas creio que se analizado e, caso preciso, explicado, se descubra o significado do que tento expressar. O debate pode ser feito, basta apenas me perguntar e confabularemos, os comentarios servem, também, para isso.
Encerrarei por aqui toda esta reflexão. Tendo me feito entendível ou não, me sinto semi-satisfeito com tal semi-criação.
..e o nexo esta completamente perdido. E isto é uma de minhas maiores marcas de personalide.

ate a proxima loucura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário