Bom, primeiramente eu digo: **minha opinião**. Antes que enfureçam e venham com pedras e crucifixos.
entao vamos la.
Eu li algumas coisas sobre o final. De "foi horrível" e alguns motivos até "foi o melhor final possível" e os motivos. Eis o que consegui tirar sobre tudo e minha opinião sobre o que foi nos entregue:
bem, primeiramente digo que eu ja achava a série arrastada, como quase toda boa série que sobrevive 9 anos. Até a preferida F.R.I.E.N.D.S., revendo, percebo o arrastar dos pés pois "o publico pede por mais", e o que senti foi que haveria sim uma décima temporada de HIMYM, mas acho que cancelaram a idéia no meio do progresso dessa ultima temporada. E o por que acho que teria décima? Simples, basta ver o ultimo epísodio e a gigantesca quantidade de informação que foi condensada em um ep especial de 43 minutos.
Casamento de Barney e Robin, a Mãe se revelar e Ted mudar para Chicago são o que a temporada gira em torno. Marshall juíz e Lily ir para Itália são um adeno de extensão de enredo. O que acontece no ultimo epsódio? Bom, Barney e Robin se casam e se divorciam e não conseguem mais nem amigos ser, Barney tem uma epifania quando ve a filha que não desejava e se torna aquelas pessoas hipócritas que tentam "defender o mundo contra o que eles foram", Robin vira uma famosa sem amigos que viaja o mundo (mas misteriosamente daria certo com o Ted no final das contas. Ou ela não é mais ancora e viaja? Nem isso explicaram.), Ted que se mostrava decidido mudar para Chicago muda de idéia pois ele achou a dona do guarda-chuva amarelo que seria o amor da vida dele, mas não, ela foi apenas um estepe mais resistente para manter ele em NY para provavelmente suportar o casamento de Robin e Barney (que não deu certo, ó meu deus quem diria?) e então, mesmo tendo 2 filhos e todas as informações possíveis falarem "o Ted dessa vez ta diferente, nessa vai dar certo" na verdade era tudo para ele esperar a Robin ou aguentar ficar perto dela.
Marshall e Lily, bem, apenas uma coisa para manter a roda girando um pouco mais, afinal todos os "flash forwards" eles estão juntos. Ao contrário de Ted e a Mãe (tem uma teoria que a série sempre nos disse que ela estava morta, procurem na net pq não vou explicar nem fu..). A Mãe é revelada como realmente morta no "presente" e tudo o que a série nos passa é: Robin e Ted realmente vão ficar juntos, afinal Robin é o grande amor da vida de Ted e ele é o protagonista. Soa familiar? Sim, jornada do herói. Bem deturpada, mas ainda sim, jornada do herói.
Alguns detalhes podem me faltar, mas isso já é informação de mais para só 43 minutos ao meu ver. E como eu disse lá em cima, eu acho que tudo isso, e a mudança do Ted pra Chicago, iam ser o plano de fundo da decimal temporada, mas algo saiu errado e talvez não renovaram o contrato.
Agora a minha opinião: eu não acho ruim a Mãe estar morta, eu gostei desse detalhe, sério mesmo. Mas não gostei da personagem que era a chamada da série ser introduzida e apagada assim tão facil e rapidamente. Não temos tempo de "amar" a Mãe, como li em um site, e isso nos faz pensar que Ted também não amava ela, o que é muito ruim, afinal a transforma num estepe como eu ja disse. Se des de o início da temporada a mãe já fizesse parte da galera, se nós a conhecessemos mais, se víssemos ela interagindo mais com o grupo, se tivéssemos mais estória, talvez a morte dela fosse até mais pesada e aproveitada. Se também Ted não parecesse tão feliz por poder finalmente ficar com a Robin e os filhos não tão empolgados, também. Okay, se passaram 6 anos da morte dela no "presente", mas de novo, não sentimos isso porque só é mencionado e não mostrado, então tudo parece ser "normal" e "legal" de mais, passando um sentimento provavelmente errado da coisa.. talvez isso também fosse parte do pano da décima temporada, mostrando uma parte no "presente" e Ted acabando por reencontrar Robin e eles terminando juntos por algum motivo (que na minha opinião, um encontro por acaso ou no pub ou em algum lugar, apenas os 2, e Ted contando da morte da Mãe e depois uma montagem mostrando os 2 se encotrando mais e algo voltando a reacender ou eles entendendo que agora podem ficar juntos e tal, seria ideal. Nem precisaria mostrar os 2 juntos, mas apenas essa montagem e um fade black ou algum encerramento que deixasse subentendido, ou então só mostrando que eles todos voltaram a se encontrar e tal, ainda amigos e as coisas se concertaram).
Um final melhor, ao meu ver, é Ted e Mãe debaixo do guarda-chuva e pronto, acaba ali. Tipo Matrix sabe? Não existe filme depois das maquinas levarem o Neo estilo Jesus depois do sacrificio final. Não, não tem cena do Arquiteto e Oráculo conversando e reiniciando tudo. Não, o filme acaba com o entendimento e sacrificio e acabou. Estilo HIMYM, Ted e Mãe se encontraram e "então crianças, foi assim que eu conheci a sua mãe", me diz se isso não teria sido melhor? Até se no presente, Ted falando com os filhos e depois ele visitando o tumulo dela sei la, nem precisava fiacr com Robin não, ficava sozinho mesmo.
Mas não, temos de descontruir tudo que construímos e ainda mais, 'colocar um monte de coisa junta pq ja escrevemos né? Então vamos usar.'.
Sobre Barney e Robin, okay, também achei legal eles se separarem e mostrar que nem tudo na vida da certo mesmo, mas de novo, rápido de mais. Temos um entendimento e decisão importantíssimos durante a temporada e principalmente no penúltimo episódio pra chegar e "nah.. melhor divorciar". Porra! Que casamento que não passa por crises e converser é a melhor coisa?
Que entendimento e sacrifício Barney fez ao não aguentar viajar com a Robin? Por que Barney tinha de viajar sempre com ela? Sabe o que isso pareceu? Aqueles casais que se casam por se "amar" muito, pois estão no, tecnicamente, "início" da relação e BAM! ai sim se descobrem. Eles se separarem não foi ruim ter acontecido, mas foi pelo motivo que aconteceu. Ou como foi contado. Provavelmente como foi contado. É.. de novo, culpa do expremimento de informação e desconstrução de tudo, rápido.
Sabe uma coisa foda que aconteceria na minha opinião? Robin voltar com Barney depois dele ter a filha e depois dela sumir tanto tempo. Algo como ela entender a merda que tava fazendo e que ela estava se escondendo do que deveria enfrentar. Abrir mão da carreira? Bem, talvez, afinal quando se se torna pai, o certo é girar sua vida em torno do seu filho. Mas sabe por que pensei nisso? Bem, o divorcio ja tinha rolado a alguns anos, águas passadas, e eles ainda se gostam (da pra perceber no reencontro no dia do casamento do Ted) então, por que não? Seria uma outra saida também, melhor ao meu ver. E o que também talvez fosse pano para a décima.
Lily e Marshal... bem, são Lily e Marshal, o casal que mostra isso tudo o que eu citei já. Que o casamento é coisa séria, que tem muitos altos e baixos, que se tem escolhas e sacrifícios, mas principalmente, se tem de ter diálogo e compreensão.
Eu provavelmente soei muito conservador e velho em todos os meus argumentos, mas sei la, eu gosto de ver isso. Eu critiquei falando que "ainda dizem que é melhor que F.R.I.E.N.D.S. ... que finalzinho" mas foi por tudo isso que escrevi e não só porque muitos ai estão achando o final ruim, do Ted não ter ficado com a Mãe. E muitos achando bom porque Ted ficou com a Robin. Nada disso me afetou, o que me afetou foi como foi contado e a velocidade do que foi contado. FRIENDS tem a covardia do final feliz, mas o jeito que foi contato é muito foda. HIMYM tentou não ter a covardia do final feliz, mas acabou tendo e, ao meu ver, bem mal contado. Pois afinal, o que impede do Ted também não aguentar a vida de ancora dela? Por ele ela largaria então? Ou ele, sendo capaxo que era, engoliria?
Sabe, muitas perguntas para um final assim. E o final de uma coisa assim.
Sei lá, as vezes também era a idéia dos cara fazerem isso, não agradar. Afinal a parada é deles e eles fazem como querem. Existem inúmeros diretores de cinema que fazem isso.
Mas eu não gosto desse tipo de coisa que desconforte tanto. Não pelo desconforto das coisas não darem certo no final (eu sou fã do final triste/incomum. Um exempo disso é O Nevoiero (The Mist). Adorei aquele final que te faz odiar o filme, afinal, rola uma merda tão grande e "atoa") mas o desconforto da narrative talvez, não sei ao certo.
Bom, essa foi minha opinião. Se você aguentou ler até aqui, bom, valeu e se possível deixa um comentário aqui falando o que achou tanto do HIMYM quanto do que eu disse, ou sei lá.
É isso ai, até mais ver.
(se quiserem ler outros posts também, esse é um blog velho meu que eu tentei escrever 1 post por dia durante um ano.. mas acabou não dando certo hehe... deve ter algo interessante por ai.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário